segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

SE CUIDAR SAI CARO, NÃO CUIDAR SAI AINDA MAIS CARO

 Tem sido notícia frequente o aumento dos consumos de droga, designadamente em Lisboa e no Porto.

Existem áreas de problemas nas comunidades em que os custos da intervenção são claramente sustentados pelas consequências da não intervenção. A toxicodependência é uma dessas áreas.

Um quadro de toxicodependência não tratado desenvolve-se habitualmente, embora possam verificar-se excepções, numa espiral de consumo que exige cada vez mais meios e promove mais dependência. Este trajecto potencia comportamentos de delinquência, alimenta o tráfico, reflecte-se nas estruturas familiares e de vizinhança, inibe desempenho profissional, promove exclusão e guetização. Este cenário implica por sua vez custos sociais altíssimos e difíceis de contabilizar.

É também recorrente o inexistência de meios e técnicos suficientes para uma intervenção adequada. Na notícia do expresso referem-se tempos de espera excessivos para pedidos de ajuda com as consequ~encias que se adivinham.

Costumo dizer em muitas ocasiões, se cuidar é caro façam as contas aos resultados ao não cuidar. Assim sendo, dificilmente se entendem algumas opções.

Sem comentários: