terça-feira, 30 de abril de 2019

DO BRINCAR

Há uns dias, alguma imprensa fez referência a um Documento da OMS com um conjunto de orientações relativas à promoção de desenvolvimento saudável destinado às crianças até 5 anos, “Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of age”. O documento foi divulgado esta semana.
As orientações não são novas mas suficientemente importantes e actuais para que mereçam leitura e ser levadas a sério nos contextos educativos familiares ou institucionais.
Em linha com que tantas vezes aqui tenho referido e integrado no trabalho desenvolvido com educadores, pais e encarregados de educação sublinharia como aspectos essenciais a importância da qualidade do sono, o combate ao sedentarismo e promoção da actividade física das crianças adequando essa actividade à sua idade e desde bebés.
Apesar de a realidade variar de país para país, a situação em Portugal está longe ser satisfatória como se mostra num extenso trabalho hoje no I.
Em muitos contextos familiares muitas crianças não têm as horas de sono de qualidade que a idade que deveriam e verificam-se ausência de rotinas como deitar à mesma que hora.
A relação entre os estilos de vida e as rotinas, higiene e qualidade do sono dos mais novos são conhecidas e estudadas, mas importa sempre sublinhar a sua importância.
Também apresentamos níveis não satisfatórios de actividade física nas crianças, designadamente, no que respeita a actividades de ar livre ou de natureza desportiva.
Acresce a esta baixa actividade o recurso aos ecrãs como babysitter das crianças o que aumenta os níveis preocupantes de sedentarismo com riscos sérios para o saudável desenvolvimento global saudável das crianças e com impacto que perdura ao longo da sua vida como, por exemplo, a obesidade
O brincar de forma activa é uma ferramenta imprescindível à saúde física e mental das crianças e para todas as áreas do seu funcionamento. Como tantas vezes tenho escrito, brincar é a actividade mais séria que as crianças realizam, em que põem tudo o que são, sendo ainda a base de tudo o que virão a ser e a saber.  

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