sexta-feira, 19 de abril de 2019

EL PAÍS E O SR. MINISTRO


Quando acontece referir a experiência que carrego digo que entrei com seis anos para a escola e nunca mais saí deste universo.
Estes 58 anos em diferentes funções e contextos têm-me permitido acompanhar o que tem sido a educação em Portugal nas últimas décadas, o muito que mudou, o muito que está por fazer, que de bom se faz e o que de mau não se consegue, não se quer ou não se pode corrigir.
São inúmeras as dificuldades e constrangimentos que escolas, professores, directores, técnicos e auxiliares sentem para tentar assegurar o direito à educação de qualidade para todas as crianças desta terra.
Entretanto, li a entrevista do Ministro da Educação ao EL PAÍS e senti que talvez tenha andado distraído. Mantém-se a narrativa de … somos os melhores, somos um estudo de caso de sucesso, devem aprender connosco, etc. Sim, é verdade e devemos reconhecer, temos resultados importantes e significativos em algumas áreas mas temos imensos problemas.
Uma referência à área que melhor conheço, a resposta educativa a alunos com necessidades educativas especiais, sim, é intencional a manutenção da designação. Já cansa a referência aos 97.5% de alunos assim considerados que estão nas escolas regulares o que mostra quanto as nossas escolas e a nossa educação é inclusiva.
Sim, é verdade, em muitas escolas se desenvolve trabalho que verdadeiramente promove inclusão em que os alunos são gente com direitos, estão com os seus colegas, participam nas actividades comuns da forma que conseguem e de acordo com as suas competências, capacidades e necessidades, sentem que pertencem à comunidade que os acolhe e aprendem, sim, aprendem.
No entanto, muitos outros, a percentagem que nunca se conhece, está colocados nas escolas mas não estão incluídos nem integrados, estão entregados.
Como já tenho dito, é incontornável, os políticos insistem em entender que a realidade é a projecção dos seus desejos. Não, não é.
Uma Páscoa Feliz.

Sem comentários: