quinta-feira, 4 de abril de 2019

FUTURÁLIA


No âmbito da lida profissional estive até há pouco na Futurália. Tal como em edições anteriores a presença de adolescentes e jovens é muito significativa.
Para além da atracção fatal que nós portugueses temos pelos produtos do merchandising, sacos, canetas, porta-chaves, etc., muitos dos adolescentes e jovens colocam-nos questões verdadeiramente centradas e preocupadas relativamente ao seu futuro. Acontecem diálogos muito estimulantes.
Numa nota mais pessoal é interessante voltar a ver antigos alunos(as) que vêm ao evento acompanhando alunos das instituições em que trabalham. Acho bonito dizerem-nos que algures no passado fizemos parte do seu futuro.
A oferta de percursos e formações é variada, as dificuldades são muitas e as dúvidas parecem ser ainda mais.
O primeiro desafio que não podemos perder é a instalação da mensagem de que aceder a qualquer forma de qualificação é imprescindível.
O segundo desafio é ajudar a perceber o sonho de cada um e a estrada que a ele conduz.
O sonho pode e deve ser compatível com a realidade, as questões da empregabilidade por exemplo, e também com as motivações.
Sou dos que entendem que cada um de nós deve poder escrever, tanto quanto as circunstâncias o permitirem, a sua narrativa, cumprir o seu sonho. Por outro lado, a vida também nos ensina que é preciso estar atento aos contextos e às condições que os influenciam, sabendo ainda a volatilidade e rapidez com que hoje em dia a vida acontece.
Nesta perspectiva, parece-me importante que um jovem, sabendo o que a sua escolha representa, ou pode representar, nas actuais, sublinho actuais, condições do mercado de trabalho, faça a sua escolha assente na sua motivação ou no projecto de vida que gostava de viver e, então, informar-se sobre opções, sobre as escolas e respectivos níveis de qualidade.
Finalmente, do meu ponto de vista, boa parte da questão da empregabilidade, mesmo em situações de maior constrangimento, relativiza-se à competência, este é o ponto fulcral mas fica para outra ocasião.
Podemos também dar uma ajuda no sentido de os ajudar a "ler" este universo.

Sem comentários: