segunda-feira, 30 de abril de 2018

A MOCHILA DOS MEDOS

No Público está um texto interessante sobre algo de muito natural na vida das crianças, sobretudo das mais pequenas, os medos. A peça tem por título, “Mãe, pai! Está escuro… Tenho medo”, é escrito por Magda Alves. Aborda os medos que mais frequentemente inquietam as crianças e contribui com algumas orientações para que os pais possam desenvolver estratégias tranquilizantes. Nestas matérias recomendo sempre alguma prudência para não “psicologizar” em excesso situações que com serenidade, confiança e comunicação vão sendo quase sempre resolvidas sem mais do que os sobressaltos próprios do … crescimento. Aliás, como todos sabemos as crianças não vêm acompanhadas de manual de instruções.
Ainda a propósito dos medos das crianças aproveito para um olhar sobre outros medos que as podem inquietar e que, com alguma frequência, carregam na mochila sem nos apercebamos do seu peso e efeitos.
De facto, se espreitarmos com alguma atenção para a mochila pesada que muitas crianças e adolescentes carregam podemos encontrar alguns medos.
O medo de não ser capaz de aprender, o medo de não corresponder às expectativas, por vezes demasiado altas, dos pais, o medo das comparações com os outros, o medo das brincadeiras que adultos ansiosos lhes incutem, o medo induzido por discursos ligeiros sobre os riscos e perigos que espreitam por todo lado. O medo de futuro que não controlam e não antecipam. Entre outros.
Parece-me, por isso, que os adultos andarão bem se estiverem atentos ao que os miúdos carregam nas suas mochilas. Muitas crianças e adolescentes sentem uma enorme dificuldade em lidar com os medos, sobretudo quando se sentem sós. Por vezes, acabam por se juntar a outros tão assustados quanto eles. Quase nunca dá bom resultado.

2 comentários:

José Pacheco disse...

Mochila para quê, meu amigo?
Acompanho escolas em que as crianças não usam mochila. E são escolas de excelênia acadêmica e inclusão social...
Abraço!

Zé Morgado disse...

Olá José, talvez não tenha seido claro mas a "mochila" a que me refiro é uma imagem. Refereria-me ao que as crianças carregam em si e na sua circunstância e não na mochila que eventualmente carreguem às costas com material escolar, abraço