segunda-feira, 23 de abril de 2018

DA DIFICULDADE EM ENTENDER


Parece que não conseguimos mesmo.
Como escrevia há dias, tenho alguma dificuldade em entender a impossibilidade de desenvolver um processo de acesso e progressão na carreira e de colocação de docentes nas escolas sem mais do que os sobressaltos que existirão na obra humana, falível por natureza.
As constantes dúvidas, desconfianças, alterações, atropelos de decisões e direitos anteriormente estabelecidos, etc. parecem algo de estrutural nestes processos e, portanto, inevitáveis.
O que sou, acho que todos somos, é capaz de entender que esta permanente efervescência e instabilidade é tudo o que as escolas e os professores e, naturalmente, os alunos não precisam para o desenvolvimento do seu trabalho.
Será que é uma matéria tão complexa que é difícil fazer melhor e também por isso eu não entendo as dificuldades e problemas constantes?
Será incompetência?
Será uma questão de visão política e de gestão das várias corporações de interesses mesmo dentro dos diferentes grupos profissionais envolvidos?
Será uma questão de economia e contabilidade?
Será uma questão de burocracia?
Será … ?
Sou persistente, acredito que um dia cada ano lectivo irá recomeçar sem mais sobressaltos que não o fim das férias e recomeço da lida.
Talvez ainda não seja o próximo.

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