quinta-feira, 29 de abril de 2010

POR ONDE É O CAMINHO?

Gostava de ouvir as eventuais respostas que as elites políticas, no governo ou na oposição, e as elites económicas dariam a uma criança que lhes chegasse à beira e perguntasse, “Senhor, pode dizer-me por favor, por onde é o caminho para o futuro?”.
Imagino que alguns ficariam atarantados com a pergunta e outros venderiam ilusões. É o que estamos a assistir, não parece ter havido capacidade para aprender com a crise que se instalou ligada a uma deriva especulativa que arrasou economias, a recuperação faz-se à custa do esforço dos cidadãos e mal as coisas parecem melhorar um pouco, logo emerge a tentação especulativa, ao que parece, a grande base de actuação das agências de rating que, através das suas decisões, manipulam o deus mercado e retomam os velhos pecados.
É certo, que no imediato temos graves problemas económicos e uma conjuntura gravíssima a exigir intervenções pesadas.
No entanto, sem que queira usar de um saber que não possuo, a questão essencial tem mais a ver com os modelos de desenvolvimento e os sistemas éticos e de valores do que com medidas económicas imediatas que sendo necessárias não resolvem as grandes questões.
Repensar os modelos económicos e de desenvolvimento, repensar os modelos éticos em política e em economia será, creio, o caminho para o futuro.
Para isso contamos contigo, ouviste miúdo?

Sem comentários: