terça-feira, 17 de maio de 2022

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

 No Público encontra-se uma peça que divulga um trabalho da Universidade do Porto sobre a situação de adolescentes e jovens entre os 14 e os 19 anos que fazem parte de minorias sexuais e de género (LGBTQ).

Os dados conhecidos são elucidativos do caminho que está por fazer no âmbito da inclusão e na protecção dos direitos e bem-estar de todas as pessoas.

Estes adolescentes e jovens são bastante mais vitimizados em situações de bullying que os seus colegas da mesma idade, quatro em cada cinco alunos nesta situação não o revelam a professores ou funcionários da escola. Na relação com os colegas e amigos parece haver um pouco mais abertura, 37% dos jovens afirmou que tinha dito a toda a turma ou à maior parte, mas apenas 13% admite ter assumido que era LGBTQ a colegas de outras maior parte ou a todos os estudantes de outras turmas. Relativamente aos amigos, 43,8% dos adolescentes e jovens LGBTQ afirmaram que todos sabiam, mas 27,4% contou a apenas alguns ou a nenhum amigo.

Estes indicadores evidenciam uma “experiência de invisibilidade” na escola e na família referida por Jorge Gato, um dos autores do estudo.

Estes indicadores não surpreendem e tornam necessário reafirmar mais uma vez que os níveis de desenvolvimento das comunidades também se aferem pela forma como lidam com os grupos mais vulneráveis e com as suas problemáticas. Este entendimento é tanto mais importante quanto mais difíceis são os contextos em que se vivem e os tempos actuais parecem bem duros.

É também por razões desta natureza que entendo que "Educação para a Cidadania" deve obrigatoriamente integrar o trabalho desenvolvido na educação em contexto escolar. Aliás, de acordo com o estudo referido, três em cada cinco alunos referem nunca ter sido tratados em contexto escolar matérias relativas à aceitação de minorias sexuais e de género.

Precisamos e devemos discutir como fazer a abordagem destas questões sempre considerando a autonomia das escolas. Não acredito na imprescindibilidade de disciplinarização destes conteúdos, julgo mais interessantes iniciativas integradas, simplificadas e desburocratizadas em matéria de organização e operacionalização.

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