terça-feira, 24 de agosto de 2021

UM SONHO OLÍMPICO

 Hoje iniciam-se em Tóquio os Jogos Paralímpicos, a competição olímpica para pessoas com deficiência, como sabem a competição olímpica para pessoas, por assim dizer … normais, chamam-se Jogos Olímpicos. Portugal estará representado por 33 atletas e, certamente por razões de espaço, em nenhuma primeira página de hoje dos jornais desportivos nacionais, perdão jornais futebolísticos nacionais, está referenciado o evento.

É também por razões como esta que insisto numa das minhas utopias, um dia teremos apenas Jogos Olímpicos. Todas as provas, de todos os desportistas, se realizarão no mesmo espaço de tempo e nos mesmos espaços físicos de acordo, evidentemente, com as exigências específicas.

Não me parece impossível em termos de organização e assim como tenho dificuldade em aceitar que uma piscina pública seja frequentada muitas vezes por um grupo de pessoas com deficiência em “horário próprio” com "pistas reservadas", também acho que as pessoas, todas as pessoas, podem competir num mesmo evento nas respectivas provas.

Lembro-me sempre da afirmação de Biesta, a história da inclusão é a história da democracia e, do meu ponto de vista, também passa por aqui.

Só depende de nós.

Sim, eu sei, é um sonho olímpico. Será, mas não é seguramente paralímpico.

1 comentário:

Adalberto Fernandes disse...

SIM. Permanente e insistentemente tenho este sonho olímpico. Só assim faz sentido, nas trajetórias da equidade humana.