No Público encontra-se uma referência ao relatório da OCDE, “The state of higher education - One year in to the COVID-19 pandemic”. Uma nota sobre um dos aspectos abordados.
Levando em consideração as avaliações das experiências
recentes e uma sondagem da responsabilidade da European Students’ Union em que a
maioria dos estudantes inquiridos manifestou preferir o ensino presencial, a
OCDE recomenda que, apesar do necessário incremento da utilização dos recursos
digitais, este não deve substituir a relação entre alunos e entre alunos e professores. São ferramentas de enorme potencial permitindo diferentes opções,
mas de forma complementar ao trabalho presencial.
Como é óbvio e a nossa experiência recente bem evidenciou é
crítica a existência de recursos adequados e acessíveis a todos os
intervenientes.
Parece-me pertinente esta recomendação e talvez contribua
para esfriar o entendimento que a certa altura me pareceu começar a existir de
que estávamos perante um novo paradigma, mais um, o digital, já lhes perco a
conta, e que chegaríamos ao futuro através do ensino não presencial. Estamos a
falar do ensino superior, mas se considerarmos o básico e secundário ainda me
parece mais importante a recomendação.
No entanto, o ensino à distância pode mesmo constituir-se como
alternativa em contextos e modelos específicos e para ofertas formativas também
específicas.
O ensino à distância, quando de facto é ensino à distância e
não aulas através de um suporte digital, disponibiliza um conjunto enorme e
importante de ferramentas, mas, num quadro global dos sistemas de ensino, do
básico ao superior, não substitui o ensino presencial.
Como já aqui escrevi, mesmo já para além da carreira docente formal, terminou o ano passado, cada aula que ainda lecciono só ganha mesmo sentido quando tenho os alunos à beira, próximos, inteiros.
Como sabem, estar à vista não é estar próximo. Aliás, esta questão da proximidade e da distância começa cedo, tantos miúdos que estando à vista dos pais, não estão tão próximos quanto precisariam, uns e outros.
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