sábado, 28 de agosto de 2021

AO VIVO

 Em entrevista ao DN, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirmou ter solicitado às instituições de ensino superior que as aulas do próximo ano lectivo funcionem em regime presencial para todos os alunos.

Os recursos digitais são excelentes ferramentas inscritas num quadro de ensino presencial ou no âmbito de projectos de ensino a distância em contextos e modelos específicos e para ofertas formativas também diferenciadas.

Como é óbvio, também sei que o ser presencial não garante, só por si, qualidade no ensino e na aprendizagem. A qualidade nos processos educativos é uma matéria complexa e associada a múltiplas variáveis.

No ano lectivo passado, quando se iniciou o segundo semestre eu sabia que, em termos formais, o meu último semestre de aulas. Também já tinha decidido e acordado com as autoridades académicas não parar completamente, as aulas fazem-me falta.

A verdade é que poucos dias depois pararam as aulas presenciais e acho que, talvez em Junho, tenha ainda realizado uma conversa com alunos lá onde tudo acontece, isso mesmo, na sala de aula.

Espero que as condições permitam o efectivo regresso ao ensino presencial o que me permitirá continuar por mais algum tempo e não levar como memória os alunos fechados num ecrã.

Sem comentários: