segunda-feira, 16 de agosto de 2021

BOAS NOTÍCIAS

 Num tempo em que as boas notícias parecem escassas merecem registo duas referências positivas na mesma área, a qualificação e desenvolvimento pessoal.

Na primeira semana de candidatura ao ensino superior registaram-se mais de 37 000 estudantes procederam à candidatura. Trata-se de um número 50% acima para igual período de candidatura entes da pandemia. Se se confirmar este ritmo um número bastante significativo de alunos no ensino superior no próximo ano lectivo.

A segunda notícia, do mesmo universo da anterior, refere que, de acordo com o INE e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a taxa de escolarização com o ensino superior na população entre os e os 34 anos voltou a aumentar no 2º trimestre de 2021 para mais de 45% mantendo-se acima da meta europeia estabelecida.

São de facto duas boas notícias que se articulam.

O patamar de desenvolvimento das sociedades actuais exige dos cidadãos níveis de qualificação que promovam e alimentem esse desenvolvimento. Paralelamente, também só a qualificação sustenta a construção de projectos de vida individuais com potencial de sucesso, desenvolvimento pessoal e bem-estar.

Como tantas vezes escrevo e afirmo, a qualificação é um bem de primeira necessidade.

Sem comentários: