terça-feira, 27 de julho de 2021

UM PODCAST SOBRE CRIANÇAS E ECRÃS

 Como aqui partilhei há alguns dias, fui convidado para gravar um “podcast” direccionado para a temática "A presença dos ecrãs na vida das crianças".

A solicitação decorreu, como seria de esperar, da presença crescente dos recursos digitais, “os ecrãs”, no quotidiano dos mais novos, o que levanta algumas inquietações, mas, como não pode ser esquecido ou desvalorizado, das potencialidades também contidas na sua utilização como os últimos tempos bem mostraram.

O tema da conversa surge com muita regularidade no trabalho com pais e já muitas vezes aqui o tenho abordado.

Do ponto de vista das inquietações que potencialmente podem decorrer da utilização dos dispositivos digitais por parte dos mais novos procurei sublinhar dois aspectos que me parecem centrais e que a evidência e a experiência suportam, o tempo de exposição e os conteúdos.

Como não defendo por princípio estratégias proibicionistas, estes dispositivos são úteis e fazem parte do nosso quotidiano, sublinhei a importância de um acesso com duração razoável e de uma utilização tanto quanto possível mediada por um adulto sobretudo com as crianças mais novas.

Procurei também enfatizar que desde o início e de acordo com as idades se podem e devem promover estratégias de auto-regulação, quer no tempo de acesso, quer na percepção de conteúdos que não serão adequados.

Para aceder à conversa: 

https://montestory.squarespace.com/episodios/episdio-25-o-papel-dos-ecrs-telas-na-vida-das-crianas

 ou em Spotify: 

https://open.spotify.com/episode/5QAcaZFlsmspw3jlU4nu7L?si=0AJcj6lCSKGH5DphSVIBPw&dl_branch=1


Sem comentários: