Realizaram-se hoje os exames nacionais de Matemática A e B. Como é habitual a primeira abordagem é dirigida para o grau de dificuldade que os exames. Os alunos inquiridos e como é previsível, expressam a sua percepção de dificuldade associando-a à sua preparação e à expectativa sobre a matéria que “sairia” no exame. Já entre os professores, a percepção de dificuldade dos exames organiza-se em torno do entendimento que será expresso pela Sociedade Portuguesa de Matemática e pela Associação dos Professores de Matemática, quase sempre diferentes na apreciação.
Como muitas vezes aqui tenho referido, parece-me que existe
uma variável que mereceria reflexão mais aprofundada, a representação sobre a
própria Matemática. Creio que ainda hoje existe uma percepção passada nos
discursos de muita gente com diferentes níveis de qualificação de que a
Matemática é uma “coisa difícil” e ainda de que só os mais “inteligentes” têm
“jeito” para a Matemática.
Esta ideia é tão presente que não é raro ouvir figuras
públicas afirmar sem qualquer sobressalto e até com bonomia que “nunca tiveram
jeito para a Matemática, para os números”. É claro que ninguém se atreve a
confessar uma eventual “falta de jeito” para a Língua Portuguesa e, por vezes,
bem que “parece”. A mudança deste cenário é uma tarefa para todos nós e não
apenas para os professores e seria importante que acontecesse.
De facto, este tipo de discursos que também se ouvem em casa
não pode deixar de contaminar os alunos logo desde o 1º ciclo convencendo-se
alguns que a Matemática vai ser difícil, não vão conseguir ser “bons” e a
desmotivar-se. Como é sabido, é demasiado frequente que nas escolhas do
trajecto escolar no secundário ou para o pós-secundário tenham como critério “fugir
da Matemática”.
Não fica fácil a tarefa dos professores, mas no limite e
como sempre será a escola o braço operacional da comunidade a fazer a
diferença.
Não, a Matemática não é uma “coisa “muito difícil”, só
acessível a “alunos inteligentes”. A Matemática é acessível a todos os alunos,
uns gostarão mais que outros, mas com competência para atingir resultados
positivos.
PS - Li agora que, contrariamente ao que é habitual, a SPM a APM estão de acordo quanto ao grau de dificuldade do exame de Matemática
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