sábado, 6 de setembro de 2008

HÁ MALES QUE VÊM POR BEM

Na cultura popular costuma dizer-se que “há males que vêm por bem”. Esta situação parece ilustrar esse entendimento. De acordo com o JN, no primeiro semestre deste ano, aumentou significativamente a utilização dos transportes públicos, designadamente, comboio e metro, nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, o que é uma boa notícia. Estes dados são ainda confirmados com a diminuição da utilização das auto-estradas, dados da Brisa, e das receitas de portagem das Pontes Vasco da Gama e 25 de Abril. O período em análise coincide com a impressionante escalada do preço dos combustíveis. Talvez fosse a altura para que tutela e operadores entendessem definitivamente a necessidade de construir uma rede de transportes públicos de qualidade e eficaz e nós, consumidores, entendermos que com transportes públicos de qualidade e eficazes, a utilização do transporte individual é uma má opção em termos de custos directos, combustível, desgaste e parqueamento e indirectos, tempo, por exemplo, para além, obviamente, dos custos ambientais.
Uma má notícia, à medida do Portugal dos Pequeninos, é que o deputado João Rebelo do CDS-PP, acha “perfeitamente aceitável” que o Dr. Portas, o Paulo, esconda dos seus colegas de direcção, durante um ano, o pedido de demissão de um vice-presidente do partido. O meu cão, o Faísca, tem uma postura mais independente e autónoma, nem sempre obedece ao que lhe digo, mas também não é deputado.

PS – O país continua suspenso do anunciado, para amanhã, discurso da Dra. Ferreira Leite. Consta que se centrará no desenvolvimento da trave mestra da sua arquitectura ideológica, a “família tem por objectivo a procriação”. A seguir com atenção.

Sem comentários: