quinta-feira, 4 de setembro de 2008

SÓ APRENDE QUEM SE RI

O apoio social escolar vai abranger o triplo dos alunos que dele beneficiava. É uma medida importante e um trágico sinal das dificuldades que muitas famílias atravessam. Faz-me lembrar uma história que me aconteceu numa viagem profissional a Moçambique, há já alguns anos. Em Inhambane fiquei alojado numa casa, só, e tinha um homem espantoso, o Sr. Bata, a zelar por mim. Um dia, cedo, descíamos a rua e ao passar ao pé de uma escola primária diz-me o Sr. Bata, “se eu mandasse, trazia um camião de batata-doce (acho que foi isto que disse) para estes miúdos”. Estranhei a ideia e interpelei-o, “batata-doce, Sr. Carlos?”. O velho olhou para mim e com o ar mais tranquilo do mundo explica, “sim, estes miúdos haviam de comer batata-doce até se rirem, só aprende quem se ri”.
O velho Bata tem razão, mesmo contra umas vozes, ignorantes e arrogantes, que por aí andam combatendo a relação entre estar bem e aprender bem, “só aprende quem se ri”.

PS – Só faltam 4 dias para, finalmente, ouvirmos a voz da Dr. Ferreira Leite, que sofrimento é a espera.

Sem comentários: