quarta-feira, 17 de setembro de 2008

É A ECONOMIA, ESTÚPIDO

Em termos económicos, o facto mais relevante dos últimos meses talvez tenha sido o aumento exponencial do preço dos combustíveis pelas inúmeras e significativas implicações. Toda a gente que apareceu a explicar o fenómeno referia, parece lógico, o aumento do custo do petróleo, ou como eles costumam dizer, “é o mercado a funcionar”, ou seja, mais procura, produção que não acompanha a procura, maiores custos de produção, produtos mais caros, sobra para o consumidor o aumento do preço final.
Entretanto, começa a descer o preço do petróleo, a queda já vai em 38% e a gasolina apenas baixou 4,4%. O Presidente da GALP, Ferreira de Oliveira, já explicou que “a relação entre o preço do petróleo e o preço dos combustíveis, não é directa nem óbvia”.
Nós já percebemos Sr. Engenheiro, sobretudo quando se trata de descer preços na venda ao público, mas por favor, não nos chame estúpidos. Nós apenas temos de comprar os combustíveis ao preço que os senhores determinam, não temos alternativas sólidas.

PS – Soube que, numa daquelas típicas americanices, o Dr. Portas, o Paulo, foi considerado um dos políticos mais elegantes nos trapinhos que usa. Que querem, também elegeram o Bush.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como me ensinaram na faculdade a economia é uma caixa negra, sabemos o que lá pomos e sabemos o que sai de lá , mas não sabemos o que se passa lá dentro.

O facto de os financeiros andarem de fato e gravata não os faz melhores do que os meteorologistas.

O Professor Duque colega do Génio Crato no ISEG, perante as falências falou da Fénix renascida que há-de vir.

Como gostam eles da mitologia e da poesia em alturas de aperto, principalmente depois da cagada que fizeram.


Abraço
A.C.