sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O MEU PAI PENSA QUE A NET É UMA MARCA DE COMPUTADORES

Com o Outono chegam as primeiras chuvas que, geralmente, são positivas face ao estado de secura já adiantado. Este Outono, trouxe a novidade da chuva de Magalhães que ameaça inundar o país numa das maiores operações de marketing já montadas. Tal como água que é imprescindível também a universalização do acesso às novas tecnologias o é. No entanto, convém estar atento. Segundo dados a divulgar nos próximos dias no âmbito do Projecto EU Kids Online, que envolve 21 países, Portugal é o país em que os pais menos revelam saber o que os filhos fazem com a Net. É também o país em que as crianças e jovens utilizam mais as novas tecnologias que os adultos. É ainda de referir um estudo divulgado há poucos dias, evidenciando que os jovens portugueses já dedicam mais tempo à net e ao telemóvel que à televisão.
Estes dados são reveladores, por um lado, da iliteracia informática dos adultos/pais portugueses que os inibe de tentar acompanhar devidamente as actividades dos filhos neste domínio, cujos riscos de utilização vão sendo identificados. Por outro lado, sublinham a importância que esta actividade assume na vida dos mais novos o que remete, de novo, para a necessidade urgente de promover a alfabetização informática dos adultos. Pode ser à boleia de um Programa que por aí anda e do qual mal se ouviu falar, chamado Novas Oportunidades.

Sem comentários: