sábado, 13 de setembro de 2008

FALAR COM OS LIVROS

A Joana vai começar o ano numa escola nova. Saiu da escolinha do 1º ciclo onde andou quatro anos e passou para a escola grande do 2º e 3º ciclo. Como o Manel, lá do prédio, já anda no 6º ano, combinou ir com ele no primeiro dia, sempre ia acompanhada para um sítio que não conhecia muito bem. Não havendo ainda aulas o tempo todo, o Manel foi mostrar a escola à Joana.
Depois de visitar várias salas entraram na biblioteca da escola, uma sala grande cheia de livros. Despertou a atenção da Joana um velho que estava no fundo a arrumar livros e, isso é que era estranho, parecia que falava com eles. O Manel esclareceu, "é o Professor Velho, já não dá aulas, está sempre na biblioteca e fala com os livros". A Joana não ficou muito convencida. O Professor Velho viu-os e cumprimentou, “Olá Manel, que tal as férias? Trazes uma amiga nova?”. “As férias foram boas e é a Joana, vem para a nossa escola, andamos a vê-la para ela a conhecer” “Olá Joana”, cumprimentou o Professor Velho.
A Joana não conteve a curiosidade, “Professor Velho, é verdade que falas com os livros?”. “Joana, durante a minha vida, já comprida, quando ensinava os miúdos, eles faziam perguntas que eu, às vezes, não sabia bem como responder. Então vinha para aqui, pensava nas perguntas que me tinham feito e os livros ajudavam-me a encontrar as respostas. Como ainda há muitas coisas que não sei, continuo a fazer-lhes perguntas e eles continuam a ajudar-me. É por isso que falo com os livros”. “Isso é giro, Velho, quando não souber algumas coisas posso vir aqui fazer perguntas aos livros?”. “Claro Joana, eu ajudo-te, conheço todos muito bem”.

Sem comentários: