quinta-feira, 3 de outubro de 2013

OS PROFESSORES, ESSA MALANDRAGEM A QUEM ENTREGAMOS OS NOSSOS FILHOS

O Público divulga hoje o estudo realizado pelo Varkey GEMS Global Teacher Status Index direccionado para o estatuto social dos professores que comparou as atitudes e percepção social sobre os professores em 21 países.
Portugal é um dos países em que o estatuto social dos professores aparenta ser mais baixo, 14º, sendo que os portugueses exprimem uma confiança moderada no sistema educativo. É também referido que a maioria dos inquiridos não deseja que os seus filhos possam ser professores.
O Relatório, que merece leitura atenta tem um conjunto de dados susceptíveis de reflexão mas neste momento apenas quero deixar umas notas breves sobre a profissão professor em Portugal.
Nos últimos anos tem sido muito evidente um discurso social e político, com acolhimento numa imprensa que embora se reclame de "referência" é "preguiçosa", que através de uma informação avulsa e por vezes cirurgicamente trabalhada ou divulgada procura desvalorizar e questionar a imagem social e profissional  dos professores.
Estes discursos de ataque e desvalorização que incluem boa parte dos discursos e também das decisões políticas do MEC algum do discurso produzido pelos próprios representantes dos professores, o discurso que muitos opinadores profissionais, mais ou menos ignorantes, produzem sobre os professores e a escola, e uma imprensa mal preparada na abordagem a muitas matérias e com agendas que nem sempre são claras, tem efeitos muito significativos, fragilizando seriamente a imagem dos docentes aos olhos da comunidade educativa, designadamente de alunos e pais.
Esta desvalorização é um sério contributo para muitos dos problemas, designadamente ao nível da autoridade percebida nos professores, que afectam o nosso sistema educativo.
Devo, no entanto, reconhecer que "bater" nos professores, essa "malandragem" a quem entregamos os nossos filhos, resulta sempre, vende bem.
Voltarei mais tarde ao Varkey GEMS Global Teacher Status Index.
 

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