segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

No processo de avaliação e acreditação dos cursos do ensino superior da responsabilidade da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior os alunos começaram a ser envolvidos nas comissões de "avaliação externa". Esta participação dos alunos, não prevista na lei, decorre em termos experimentais e a experiência está a revelar-se muito positiva pelo que será previsível a alteração da lei de modo a tornar obrigatória a participação dos estudantes como, aliás, se verifica em diferentes países.
Também me parece que o envolvimento dos estudantes será uma mais valia no processo de avaliação e acreditação dos cursos. Muitos estabelecimentos de ensino superior já montaram dispositivos de avaliação interna em que se verifica a participação dos alunos na avaliação do trabalho desenvolvido nas diferentes unidades curriculares, sendo que os Conselhos Pedagógico contam também com a participação dos alunos.
Esta participação representa um olhar diferente e importante em qualquer processo de avaliação pelo que a sua institucionalização é um passo positivo.

Sem comentários: