sábado, 12 de outubro de 2013

DROGA DE VIDA

Segundo dados do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) 9000 novos casos de toxicodependência chegaram aos centros de tratamento sendo que na última década se verificou um acréscimo de 70 %. Aumentam também significativamente o número de recaídas. José Goulão o director do Serviço entende que o quadro de crise não é alheio a este acréscimo dos consumos devido à fragilização e vulnerabilidade pessoal e social que as dificuldades podem induzir.
Aliás, há tempos noticiava-se também o aumento do recurso à plantação e comércio "caseiro" de drogas por muitos jovens como forma de lidarem com as dificuldades decorrentes da crise. Por outro lado, os técnicos, a nível europeu, temem o risco do desinvestimento ou cortes nas políticas e actividades envolvidas no combate, prevenção e tratamento destas situações.
Também em Portugal os recursos disponíveis e as mudanças produzidas neste universo produzem um cenário de alguma preocupação que diferentes especialistas têm referido.
Como muitas vezes tenho afirmado, existem áreas de problemas que afectam as comunidades em que os custos da intervenção são claramente sustentados pelas consequências da não intervenção, ou seja, não intervir ou intervir mal é sempre bastante mais caro que a intervenção correcta em tempo oportuno. A toxicodependência e o consumo do álcool são exemplos dessas áreas. No entanto, como verificámos o Governo inexplicavelmente consegue admitir a existência de álcool “bom” que pode ser adquirido aos 16 anos e de um álcool “mau” que só pode ser adquirido aos 18 anos.
Quadros de dependência não tratados desenvolvem-se habitualmente, embora possam verificar-se excepções, numa espiral de consumo que exigem cada vez mais meios e promove mais dependência. Este trajecto potencia comportamentos de delinquência, alimenta o tráfico, reflecte-se nas estruturas familiares e de vizinhança, inibe desempenho profissional, promove exclusão e “guetização”. Este cenário implica por sua vez custos sociais altíssimos, persistentes e difíceis de contabilizar.
Os consumos, de diferentes substâncias, designadamente por parte dos adolescentes e jovens podem relacionar-se com alguma negligência paternal mas, na maioria dos casos, trata-se de pais, que sabem o que se passa, “apenas fingem” não perceber, desejando que o tempo “cure” se sentem tremendamente assustados, sem saber muito bem o que fazer e como lidar com a questão. De fora parece fácil produzir discursos sobre soluções, mas para os pais que estão “por dentro” a situação é muitas vezes sentida como maior que eles, justificando-se a criação de programas destinados a pais e aos adolescentes que minimizem o risco do consumo excessivo.
Costumo dizer em muitas ocasiões que se cuidar é caro, façam as contas aos resultados do descuidar.

Sem comentários: