segunda-feira, 28 de outubro de 2013

NUNCA MAIS ME SAI O EUROMILHÕES

O Público divulgou ontem um trabalho interessante sobre o nível de envolvimento dos portugueses nos jogos designadamente na chamadas "raspadinhas" em que o investimento, por assim dize, dos portugueses subiu significativamente sendo apenas suplantado euromilhões. O investimento fortíssimo que nós portugueses fazemos neste tipos de jogos sugerem umas notas.
De facto, julgo que se pode afirmar que em muitos lares portugueses, e não só, e hoje mais do que nunca, uma das frases mais ouvidas é “nunca mais me sai o euromilhões, para deixar de trabalhar”. Cada um de nós já ouviu, pensou ou disse esta expressão alguma vez ou vezes. Creio também que não é usada apenas pelos cidadãos com maiores dificuldades. Acho curiosa a sua utilização. Entendo, naturalmente, a ideia subjacente à primeira parte. Um prémio de valor substantivo representaria, seguramente, a hipótese de acesso a um patamar superior de bem-estar económico, desejado, naturalmente, por toda a gente. O que de facto me parece mais interessante é o complemento “para deixar de trabalhar”. É certo que nem todas as expressões devem ser entendidas no seu valor “facial”, mas é também verdade que a recorrente afirmação deste desejo acaba por ilustrar a relação que muitos de nós estabelecemos com o lado profissional da nossa vida, isto é, “quero livrar-me dele o mais depressa possível”. Não será grave, mas é um indicador que possibilita várias leituras.
Sabem qual é a minha inquietação? É se os miúdos, considerando a agitação que vai pelo seu mundo “laboral”, desatam a pedir um aumento de mesada que lhes permita apostar no euromilhões para … deixar de ir à escola. Já estivemos mais longe.

Sem comentários: