De acordo com o calendário das consciências, o 5 de Outubro é também o Dia Mundial do Professor e como habitualmente algumas notas e peço desculpa pela repetição, mas a realidade não é a projecção dos nossos desejos contrariamente ao que muita gente parece acreditar.
Não me lembro de nos últimos anos
a classe docente estar tão presente na agenda. Os seus problemas e as
consequências a curto e médio prazo são agora mais conhecidos e reconhecidos,
sendo recorrentes a referência à preocupante falta de professores, o envelhecimento
da classe, os níveis de cansaço e de exaustão emocional, a menor atracção dos
mais jovens pela profissão associada a modelos de carreira, contratação e
valorização pouco motivadores. Os professores passam por dispositivos de
avaliação pouco transparentes e competentes que desmotivam, causam mal-estar e
climas institucionais pouco amigáveis, para ser simpático na adjectivação.
Antecipa-se um caminho que
transformará técnicos em professores, num processo questionável e preocupante de
“desprofissionalização”.
Também é de registar que de uma
forma geral continuam a merecer a confiança das comunidades.
Este quadro de um mal-estar
reconhecido, não pode deixar de ter impacto, Como muitas vezes afirmo,
crianças, enquanto grupo social, e professores, enquanto grupo profissional,
constituem dois grupos nucleares nas sociedades contemporâneas. Os mais novos
porque são o futuro e os professores porque, naturalmente, o preparam, tudo
(quase) passa pela escola e pela educação. Entre nós, este entendimento ainda
me parece mais justificado porque, devido a ajustamentos na organização social
e familiar e, é minha convicção, devido a políticas públicas sociais e
educativas inadequadas, os miúdos passam tempo excessivo na escola, alterando a
dinâmica educativa familiar o que sobrevaloriza o papel da escola através dos
professores.
Raramente a profissão professor
tem estado tanto em foco como nos últimos anos bem como a necessidade de
defender a qualidade da escola pública. Os tempos que vivemos sublinham uma
questão e outra de forma crítica.
Múltiplas acções e decisões
políticas, bem como alguma imprensa e "opinion makers" têm
contribuído para degradar a sua função, fragilizar a sua imagem social e
comprometer o clima e a qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas apesar
dos professores continuarem a ser uma das classes profissionais em que os
portugueses mais confiam.
A atenção que tem estado centrada
nos professores advém de boas e más razões. Não cabe aqui um balanço, e entendo
que, tal como os miúdos, os professores não têm sempre razão, os discursos dos
seus representantes são, por vezes parte do problema e não parte da solução e
também sei que existem alguns professores que o não deviam ser. No entanto, a
verdade é que a esmagadora maioria dos docentes são ... Professores, muito bons
Professores.
Ser professor no ensino básico e
secundário por razões conhecidas e por vezes esquecidas, é hoje uma tarefa de
extrema dificuldade e exigência que social e politicamente justifica um
reconhecimento e valorização frequentemente negligenciados. Acresce que é uma
tarefa desempenhada por uma classe extremamente envelhecida e cansada como tem
sido amplamente estudado e divulgado.
Por um momento, pensemos no que é
ser professor em algumas escolas que décadas de incompetência na gestão
urbanística, nas políticas sociais e consequente guetização social produziram.
Pensemos ainda na forma como
milhares de professores cumprem a sua carreira, muitos deles sem a
possibilidade de desenharem projectos de vida para si quando são os principais
responsáveis por lançar projectos de vida para os miúdos com quem trabalham.
Aliás, nos últimos anos, milhares de professores, de bons professores e
professores necessários, foram constrangidos à reforma e muitos ao desemprego
por uma política de contabilidade inimiga da educação pública e da qualidade.
Pensemos em como os professores
são injustiçados nas apreciações de muita gente que no minuto a seguir a dizer
uma qualquer ignorante barbaridade, vai numa espécie de exercício
sadomasoquista entregar os filhos nas mãos daqueles que destrata,
depreendendo-se assim que, ou quer mal aos filhos ou desconhece os professores
e os seus problemas.
Pensemos como é imprescindível
que a educação e os problemas dos professores não sejam objecto de luta
política baixa e desrespeitadora dos interesses dos miúdos, mesmo por parte dos
que se assumem como seus representantes.
Pensemos que a forma como os
miúdos, pequenos e maiores, vêem e se relacionam com os professores está
directamente ligada à forma como os adultos os vêem e os discursos que fazem.
Pensemos finalmente nos professores
que nos ajudaram a chegar ao que hoje cada um de nós é, aqueles que carregamos
bem guardadinhos na memória, pelas coisas boas, mas também pelas más, tudo
contribuiu para sermos o que somos.
A valorização social e
profissional dos professores em diferentes dimensões é uma ferramenta
imprescindível a um sistema educativo com mais qualidade. A valorização e
reconhecimento passa também pela necessidade de modelos de avaliação justos e
transparentes que sustentem, reconheçam e promovam competência e empenho.
Gostava ainda de deixar uma ideia do enorme João dos Santos, “O Professor João, foi meu professor porque foi meu amigo” e uma convicção pessoal que a idade cada vez mais cimenta, qualquer professor ou educador, tanto ou mais do que aquilo que sabe, ensina aquilo que é. É da relação que tudo nasce numa sala de aula, qualquer que seja a configuração.
A verdade é que de todos os professores que connosco se cruzaram, os que mais nos marcaram positivamente foi sobretudo pelo que eram e menos pelo que nos ensinaram, por mais importante que seja.
Sem comentários:
Enviar um comentário