domingo, 9 de outubro de 2022

"SE FORMOS PENSAR NOS OBSTÁCULOS NÃO SAÍMOS DE CASA"

 No Público encontra-se uma peça que julgo merecer leitura e reflexão, “Sofia e uma cadeira de rodas: “Se formos pensar nos obstáculos não saímos de casa”.

Ana Sofia Martins que se desloca em cadeira de rodas criou um espaço "JustGo" com o objectivo de promover boas práticas de turismo para pessoas com mobilidade reduzida. As dificuldades sentidas por si levaram-na a esta iniciativa, pretende contribuir para “um mundo mais acessível”. Está a fazer a sua parte.

Como muitas vezes aqui escrevo e afirmo, a vida de muitas pessoas com deficiência é, na verdade, uma constante e infindável prova de obstáculos, muitas vezes intransponíveis, que ampliam de forma inaceitável a limitação na mobilidade e a funcionalidade em diferentes áreas que a sua condição, só por si, pode implicar. Como é evidente, existem muitas áreas de dificuldades colocadas às pessoas com deficiência, designadamente, educação e emprego em que a vulnerabilidade e o risco de exclusão são enormes.

Reafirmo algo que recorrentemente subscrevo, os níveis de desenvolvimento das comunidades também se aferem pela forma como lidam com as minorias e as suas problemáticas.

Sem comentários: