sábado, 8 de maio de 2021

NA VANGUARDA A INCLUSÃO É PARA TODOS

 

Mais uma vez o Ministro Tiago Rodrigues conseguiu surpreender-me. Num evento integrado na Cimeira Social da União Europeia, o Ministro da Educação afirmou que “Portugal é orgulhosamente conhecido como um país que está na vanguarda da inclusão na educação, indo mais além na promulgação de um quadro legal para a inclusão de estudantes com ou sem dificuldades na educação”. Nem mais, tomem e embrulhem.

Um país de vanguarda cria novos paradigmas regularmente. Neste novo paradigma a inclusão passa a ser para todos. A sério!?

Assim sim, então podia lá ser a inclusão não ser para todos os “estudantes”, claro que é, é mesmo para todos. E o Ministro, por economia, apenas referiu os que têm dificuldades e os que não têm, faltou a referência às características que fazem com que cada aluno seja diferente de todos os outros, mas compreende-se a simplificação.

Só achei que faltou uma referenciazinha à inclusividade, estar na vanguarda tem responsabilidades e solicita a utilização de terminologia actualizada.

É sábado, não me apetece escrever umas notas sobre este entendimento. Muitos vezes aqui referi alguns equívocos associados ao “quadro legal para a inclusão dos estudantes”.

A verdade é que não posso esquecer que Tiago Rodrigues é o responsável sectorial pelas políticas públicas de educação.

É de esperar um bocadinho mais.

Sem comentários: