domingo, 2 de maio de 2021

DIA DA MÃE, DIA DE MÃE

 

DIA DA MÃE

(excerto de “Deolinda de Jesus” de António Rodrigues Ribeiro, António Variações)

 A minha mãe.

É a mãe mais bonita,

Desculpem, mas é a maior,

Não admira, foi por mim escolhida,

E o meu gosto, é o melhor,

E esta é a canção mais feliz,

Feliz eu que a posso cantar,

É o meu maior grito de vida

Foi o seu grito, o meu despertar

Canção de mãe é sorrir,

Canção de berço de embalar,

Melodia de dormir,

Mãe ternura a aconchegar,

Canção de mãe é sorrir,

Gosto de ver e ouvir,

Voz imagem de sonhar

Imagem viva lembrança,

Que faz de mim a criança,

Que gosta de recordar

 

DIA DE MÃE

(excerto de “Calçada de Carriche” de António Gedeão)

 Chegou a casa

não disse nada.

Pegou na filha

deu-lhe a mamada;

bebeu da sopa

numa golada;

lavou a loiça,

varreu a escada;

deu jeito à casa

desarranjada;

coseu a roupa

já remendada;

despiu-se à pressa,

desinteressada;

caiu na cama

de uma assentada;

chegou o homem,

viu-a deitada;

serviu-se dela,

não deu por nada.

Sem comentários: