Foi por estes dias divulgado um relatório da PSP segundo qual foram registados nos últimos dois anos 599 assaltos praticados nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto por menores entre os 12 e os 16 anos. Trata-se do segundo crime mais comum entre os 101 jovens internados em centros educativos.
Numa perspectiva mais alargada recordo
dados do Relatório Anual de Segurança Interna relativo a 2019. A delinquência
juvenil, entre os 12 e os 16 anos, em 2019 aumentou 5,6% e a criminalidade
grupal (gangues) aumentou 15,9%.
Antes de umas notas sobre os
jovens envolvidos em situações de delinquência, relembrar que a prevenção é a questão crítica. Neste
sentido, um sistema público de educação com qualidade, com recursos diversificados
e competentes e autonomia das escolas, é a melhor ferramenta de promoção de
igualdade de oportunidades, de equidade e de inclusão. É através de uma
educação global que se minimiza o impacto de condições sociais, económicas e
familiares mais vulneráveis e a emergência de comportamentos mais disruptivos
por ausência de projecto de vida.
Depois de iniciado um trajecto de
delinquência importa que registar que em 2018, um relatório da Direcção de
Serviços de Justiça Juvenil envolvendo os Centros Educativos e das equipas de
Reinserção Social referia que decorridos dois anos do cumprimento de uma medida
tutelar de internamento 31% dos jovens volta a ser condenados. Se considerarmos
a reincidência num período de tempo mais alargado a taxa é ainda maior apesar
de alguma melhoria mais recente.
Uma das questões referidas como
associadas a este valor prende-se com a necessidade de apoio e suporte após a saída
dos Centros Educativos bem como as dificuldades dos Centros Educativos em
construir com os jovens internados projectos de vida que sustentem um menor
risco de reincidência.
Múltiplos estudos evidenciam a
importância da prevenção e da integração comunitária como eixos centrais na
resposta a este problema sério das sociedades actuais. As casas de autonomia,
uma intenção conhecida em 2013 e na lei desde 2015, visam justamente apoiar
este processo e saída dos centros e de promoção de uma reinserção social
bem-sucedida. No entanto, apenas em 2019 e de forma pouco expressiva arrancou o
processo de instalação das primeiras casas de autonomia.
Sabemos que educação, prevenção e
programas comunitários de reabilitação e integração têm custos, no entanto,
importa ponderar entre o que custa prevenir e cuidar e os custos posteriores do
mal-estar e da pré-delinquência ou da delinquência continuada e da insegurança.
Parece ser cada vez mais
consensual que mobilizar quase que exclusivamente dispositivos de punição,
designadamente o internamento enquanto menor e a prisão para os mais velhos, parece
insuficiente para travar este problema e, sobretudo, inflectir as trajectórias
de marginalização de muitos dos adolescentes e jovens envolvidos em episódios
de delinquência.
No entanto, a discussão sobre
estas matérias é inquinada por discursos e posições frequentemente de natureza
demagógica e populista alimentados por narrativas sobre a insegurança e
delinquência percebida, alimentadora de teses securitárias.
Apesar de, repito, a punição e a
detenção constituírem um importante sinal de combate à sensação de impunidade
instalada, é minha forte convicção de que só punir e prender não basta.
É em todo este caldo de cultura que nascem e se desenvolvem as sementes de mal-estar que geram os episódios que regularmente nos assustam e inquietam e com consequências sérias.
É urgente que nos questionemos e questionemos as instituições, em nome dos nossos filhos e dos filhos dos nossos filhos.
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