sábado, 7 de novembro de 2020

A MENINA QUE NUNCA TEVE UM BOM

 Na interessante entrevista do Professor Rui Correia ao I existe uma afirmação que merece atenção, “Tenho miúdos de dez anos que não têm quem lhes diga que valem alguma coisa". Fez-me também recordar uma história que já aqui contei e que retomo com esperança na vossa paciência, “ A história da menina que nunca teve um bom”.

Era uma vez uma menina chamada Maria. Tinha onze anos e não era muito bonita nem simpática. Há meninos e meninas que assim são.

A Maria também não era muito boa aluna, os colegas tinham sempre melhores notas que ela. E até se esforçava. Às vezes tinha dúvidas, os professores procuravam ajudar mas o tempo não era muito pelo que ainda ficava sem saber algumas coisas. Queria e tentava fazer os trabalhos de casa, mas o pai e a mãe não sabiam ajudar porque tinham andado poucos anos na escola e o irmão era mais novo.

A Maria era uma menina triste.

Um dia a directora de turma perguntou-lhe porque estava assim quase sempre. Escondida atrás de uns olhos grandes, esses sim muito bonitos mas tristes disse baixinho: “Eu nunca tive um bom, nem sequer um bom pequeno. Gostava tanto de ter um”.

Umas aulas depois, a professora avisou que a turma teria novo teste.

A Maria, como sempre, ficou assustada mas depois de o fazer ficou mais tranquila, achou que tinha corrido bem.

Quando a professora devolveu os trabalhos a Maria viu escrito em letras gordas, bom, bom grande. Os olhos que já eram grandes, ficaram maiores, até ela se sentia mais crescida.

Os pais contaram aos vizinhos. A Maria podia não ter sempre notas tão altas como outros colegas mas já tinha tido um bom. Um bom grande, aquele bom grande.

A professora também ficou Grande. Grande e amiga.

Felizmente os professores sabem que avaliar não é apenas classificar e muitos estão atentos às Marias que nunca tiveram um bom e que muitas vezes se perdem na transparência do anonimato, do destino.

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