quinta-feira, 20 de maio de 2010

QUANDO É QUE SE FICA CRESCIDO

Um dia destes, o João encontrou no recreio o Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros, e ficaram uns minutos à conversa, poucos que o intervalo é curto. O João vinha em animada conversa com o Pedro e pelos vistos a discussão estava empatada pelo que pediram arbitragem ao Professor Velho.
Velho, quando é que achas que a gente acaba de crescer? Eu acho que é quando o corpo já não fica maior e o Pedro diz que se pode dizer que é quando as pessoas têm de tomar conta da vida delas.
Não sei se sou capaz de vos ajudar, porque a resposta não é fácil. É verdade que pode dizer-se que quando o corpo já não fica mais alto, parámos de crescer. Mas também podemos dizer que, de uma forma geral, os mais crescidos, a partir de certa altura começam a ter de tomar conta da sua vida e por isso também se pode dizer que acabaram de crescer. Sabem, no entanto, que as pessoas podem continuar a aprender coisas ao longo da vida toda e por isso pode dizer-se que nunca se acaba de crescer. Há também pessoas que têm qualidades que vão ficando sempre melhores em alguma coisa pelo que também se poderá dizer que não acabam de crescer. Por outro lado, existe gente que ...
Chega Velho. Pedro, se calhar ficar crescido é isto, complicar, complicar. É melhor crescer devagar.

Sem comentários: