sábado, 15 de maio de 2010

O MACACO DE ESTRADA E A CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

Estava a ler umas notas sobre a certificação de competências e lembrei-me de duas histórias. A primeira inserida num texto sobre formação que alguém me fez chegar à mão e provavelmente conhecerão. Uma mãe é chamada à escola e informada de que o filho, a frequentar o 9º ano pela segunda vez, vai chumbar porque não teve positiva a nenhuma das disciplinas. A mãe protesta veementemente, afirma que é uma injustiça pois ela só andou na escola até à 4ª classe, a Junta de Freguesia deu-lhe o 9º ano, ela apresentou um trabalho muito jeitoso que o filho tinha feito porque ela não se entendia com o computador, não era pois justo que não dessem o 9º ano ao filho. Como dizem os italianos, “Se non è vero, è ben trovato”.
A segunda história aconteceu comigo no meu Alentejo. Ao abrir o casão vejo que o tractor tem uma das rodas da frente em baixo e fico com um problema, como levantar o tractor para desmontar a roda? Enquanto eu olhava para o tractor chegou o Velho Marrafa que pergunta, “Então Sr. Zé, qual é o enleio?”. Um pneu furado e não ter macaco que levante o tractor é enleio que chegue, respondo desanimado. O Velho Marrafa ri-se com os olhos pequeninos e responde tranquilo “resolve-se com o macaco de estrada”. À minha cara de ignorante desconfiado, aponta para a lenha já cortada que está em frente ao casão à espera do frio do Inverno, “Ali há um moitão deles”. Com a mão avalia a distância entre o eixo do tractor e o chão, escolhe um tronco um pouco maior, entala-o entre o eixo e o chão, diz, “Ponha o tractor a trabalhar e ande um pouco” e, espanto, o tractor ficou em cima do tronco com a roda no ar pronta para desmontar.
O Velho Marrafa explicou que no meio do campo só com um macaco de estrada se desenrasca um furo num tractor e de caminho ainda me ensinou que se fosse uma motorizada ou bicicleta também se resolvia, tira-se a câmara de ar, enche-se o pneu com erva bem compactada e segue-se viagem.
Este homem, deve ser mesmo “ingenhêro”, ainda não tive um problema no monte que ele não resolvesse. Eu certifico as suas competências.

Sem comentários: