Estou com alguma curiosidade relativamente aos números da abstenção nos próximos actos eleitorais embora ainda falte algum tempo. O facto de se começar pelas europeias, tradicionalmente com níveis altos de abstenção, pode acentuar a tendência de afastamento dos cidadãos da participação cívica. Vem isto a propósito da crítica de Ferreira Leite sobre a sobrevalorização por parte do PS de questões de imagem e marketing. É estranha a afirmação e por várias razões. Há décadas que está assente e faz parte das regras do jogo a utilização das técnicas de comunicação e marketing para venda de “produtos políticos”. A própria Ferreira Leite tem sido aconselhada e orientada face à imagem, vejam-se as constantes orientações do Génio Pacheco Pereira e do entertainer político conhecido pelo Professor, o Marcelo. É, também, sobejamente, conhecida a ligação da agência de comunicação de Cunha Vaz ao PSD. Assim, em vez do combate no plano de ideias, e das alternativas, temos um “fait-divers” sobre questões de imagem. É evidente que a máquina de propaganda e marketing do PS é extremamente eficaz, normalmente, quem está no governo está em vantagem, mas, no fundo, é tudo farinha do mesmo saco.
Mas que os cidadãos se fartam, também acredito.
Mas que os cidadãos se fartam, também acredito.
2 comentários:
Concordo em grande parte consigo,mas na verdade,o marketing e os conselheiros de imagem de que todos os partidos se servem, porque estamos numa cultura de massas e de imagem, vem substituir em grande parte a falta de ideias,o vazio ideológico,e a ausencia de substancia.
O PS está faze-lo melhor do que os outros, porque quer vender uma marca ,"socrates, 2009",dado que de ideias ligadas a um ideário social democrata rejuvenescido,revisitado, devido à crise, nao as tem,aproveitando-se tambem da ausencia de cidadania que paira por Portugal.E a MFL com as suas velhas receitas neo liberais, tatcherianas/reaguinianas e, da escola de Chicago,ainda pode menos responder às necessidades deste país,que de resto nao a entende .Nao é uma questao de idade,ou de óculos,é uma questão de "ver", e infelizmente, ela nao "Vê" muito mais longe,do que aquilo que já fez neste país,e quer voltar a fazer. Precisavamos de limpar este espaço destes politicos,alguns de pacotilha, outros vendidos, outros comprados,tantos corruptos,desde os bancos,ás obras locais,passando plea pedofilia,e outros tantos hipotecados a um bloco central de interesses,viciados na politica politiqueira, que já nada mais dá,e o que deu,nao é muito para se vangloriar. A crise mundail,europeia, e nacional,podia ser uma janela de esperança,para mudar quase tudo o que está,e nao só para mudar a água ás flores.Antonio serzedelo,Vidasalternativas.eu
António,
Já aqui tenho dito, pode ser que da crise resulte, também, algo de positivo, ao nível dos modelos e perspectivas nas sociedades actuais. Não acredito, no entanto, que essas mudanças venha de dentro da elite política
Enviar um comentário