terça-feira, 17 de março de 2009

OS CONTENTORES DA ESCOLA

De vez em quando as águas agitam-se com umas consciência incomodadas pela existência de situações de discriminação em contextos educativos. Esta agitação significa duas ou três coisas. Em primeiro lugar só se admira com este tipo de situações quem não conheça a escola, as escolas. As reacções por parte da classe política são o folclore do costume, é bom não esquecer, por exemplo, que o PSD ocupou a pasta de educação anos e anos e sempre com situações de discriminação presentes.
Sou dos que defendem que a qualidade da educação também se afere pela forma como consegue contrariar mecanismos, que radicam foram da escola mas que contribuem para que, no seu interior, se verifiquem situações de discriminação. Existem mais que muitas, miúdos sem os apoios educativos de que verdadeiramente necessitam, miúdos fora de apoios sociais eficazes, miúdos sem os materiais necessários, veja-se a trapalhada discriminatória com a distribuição do Magalhães, escolas que ainda constituem turmas de elite, selecção nas admissões, situações de suspensão excessivas e sucessivas até ao abandono, a certificação estatística de competências ausentes, etc. etc.
A escola, como sempre, espelha a cultura e os modelos sociais em que se inscreve. Numa sociedade competitiva, discriminatória e orientada de forma fundamentalista para resultados estão à espera que a escola, acolha e não discrimine? Em boa verdade toda a escola está organizada por contentores. De resto, é a incompetência da Comissária Moreira e de outros Comissários.
PS - O facto de os pais terem sido informados é perfeitamente irrelevante para a questão porque, por omissão, falta de informação ou cultura, a relação dos pais vulneráveis com a escola é completamente assimétrica e sem capacidade de negociação. Lamentavelmente, por vezes, emerge uma atitude reactiva, grave e delinquente como agressões a professores, mas, habitualmente, a atitude é mais de demissão e conformismo. Defender a medida porque os pais estiveram de acordo, é inaceitável do ponto de vista ético.

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