quinta-feira, 12 de março de 2009

É BOM, ESTAMOS A RECLAMAR MAIS

Não é, certamente, uma notícia que vá merecer grande destaque mas, do meu ponto de vista, merece registo. Em 2008, aumentou cerca de 64 %, para perto de 200 000, a requisição e utilização do Livro de Reclamações por parte dos consumidores. Não estou em crer que isto se deva a um abaixamento da qualidade dos bens e serviços, creio que remete, fundamentalmente, para uma atitude de maior exigência da nossa parte, os consumidores. Durante décadas e por razões que aqui não cabem, assumimos uma atitude genérica de maus consumidores, pedíamos desculpa por protestar, ou não protestávamos de todo, facilmente nos conformávamos com más justificações, parecíamos com pudor em reclamar sobre um bem ou serviço que nos era providenciado sem qualidade, etc. Felizmente, o cenário parece em mudança.
Quanto mais exigente e activa for a nossa atitude enquanto consumidores maior será, obviamente, a qualidade dos bens ou serviços que adquirimos. Não pode ser de outra maneira.

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