terça-feira, 4 de novembro de 2014

SABER EDUCAR. Uma oportunidade perdida

Para ontem a RTP anunciava um debate sobre o tema "Saber Educar". Apesar de uma desconfiança crónica relativa a programas conduzidos por Fátima Campos Ferreira, o tema e o conhecimento de alguns dos participantes convidaram-me a assistir.
É verdade que a designação "Saber Educar" não é particular feliz pois estamos num país onde não existe opinador que não saiba com clareza e sem a menor dúvida o que é "Educar" e educar bem, pelo que os debates são quase sempre um debitar de afirmações definitivas e não troca de ideias. 
Conforme antecipava, a falta de preparação e de trabalho de casa da moderadora ou da produção impediram um debate que, do meu ponto de vista, nos envolvesse em algo de consistente e com potencial de mudança e desenvolvimento em matéria de educação.
Alguns dos participantes esforçaram-se mas a tarefa não era fácil pois a condução não foi competente. Por outro lado,  apesar do seu mérito científico, outros participantes tinham muito pouco a dizer sobre o que  verdadeiramente estava em discussão, os caminhos e os conteúdos da educação, designadamente, da educação e ensino públicos.
Acabei com a sensação de que, para além de algumas ideias pontualmente sublinhadas, se perdeu uma oporunidade de reflexão em horário nobre sobre algo que a todos mobiliza e inquieta, a educação.

Sem comentários: