sexta-feira, 21 de novembro de 2014

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: 20 ANOS DEPOIS

Num dia lindíssimo após tantos dias de chuva, estou no Funchal para participar no Congresso do Sindicato dos Professores da Madeira. O convite gentil envolve abordar “A Declaração de Salamanca: 20 anos depois”.
A Declaração emanada na reunião de Salamanca, em 1994, depois da Conferência de Jomtiem em 1990 sob o lema "Educação para Todos", lançou os fundamentos e os compromissos políticos para a promoção da Educação Inclusiva.
A educação inclusiva não decorre de uma moda ou opção científica, é matéria de direitos pelo que deve ser assumida através das políticas e discutida na sua forma de operacionalizar. Aliás, poderá afirmar-se, citando Biesta, que a história da inclusão é a história da democracia, a história dos movimentos que lutaram pela participação plena de todas as pessoas na vida das comunidades, incluindo, evidentemente a educação.
Nesta perpectiva, os tempos que vivemos são tempos de exclusão, de competição, de desregulação ética e de oscilação de valores que atingem, evidentemente, os mais frágeis, caso das crianças e jovens com necessidades educativas especiais e as suas famílias. As políticas educativas em curso são particularmente inquietantes deste ponto de vista.
Vejo mais razões para recordar os princípios da Declaração de Salamanca do que para comemorar a Declaração de Salamanca.
Vamos ver o que acham os colegas professores da Madeira.

Sem comentários: