sexta-feira, 28 de novembro de 2014

É BOM ESCREVER. DESDE PEQUENO

"Os miúdos também podem ser escritores"

A Associação Cultural Atrevida realiza mais uma edição do Concurso Internacional de Escritores Infanto-Juvenis Lusófonos.
Com o lema “atreve-te a escrever”, a iniciativa incentiva crianças lusófonas dos 8 aos 14 anos a criar textos sobre o tema que quiserem. Os melhores serão publicados em livro.
Das edições anteriores resultaram duas antologias, Ler É Bom, Escrever É Melhor e A Pátria É a Infância. É importante acentuar que a iniciativa não se destina a "descobrir" escritores mas a incentivar os miúdos à escrita.
Estamos num tempo em que desde o 1º ciclo, a pressão sobre a escola, a natureza e extensão dos conteúdos curriculares e a visão que os informa, o estabelecimento de metas curriculares de forma excessiva e burocratizada, além de outra variáveis como o tempo passado na escola, criam algumas dificuldades a professores e alunos no sentido de se estruturarem espaços e tempo de leitura e escrita que não sejam no cumprimento estrito das metas e dos manuais ou, naturalmente, fora das actividades lectivas pelo pouco tempo disponível.
Muitos professores, designadamente no 1º ciclo e os de Português nos anos seguintes, referem justamente que seria desejável que os alunos tivessem mais tempo para ler e escrever materiais "livres" dos manuais, por assim dizer. Os miúdos lêem e escrevem pouco. 
Este tipo de iniciativas, como outras em funcionamento, podem ser contributos para que se instalem hábitos mais sólidos de escrita e leitura que são fundamentais para o desenvolvimento das pessoas. 

Sem comentários: