sábado, 22 de novembro de 2014

ASSIM UMA COISA DO "TIPO COISA". ENTENDEM?

Um dia destes, no meio de uma deambulação profissional entrei num café grande e produzido, por assim dizer. Estava de namoro com a bica e bati com os olhos em alguns cartazes que me deixaram a pensar. Um dizia, “temos pão do tipo Mafra”, um outro afirmava, “temos pão do tipo alentejano” e um outro ainda convidava, “prove os nossos bolos com massa do tipo bolo-rei”. Não reparei se haveria outros cartazes do tipo “estes que referi”, mas achei curioso.
Estes discursos parecem muito elucidativos de algumas particularidades do nosso funcionamento. De facto, parecemos ter uma especial apetência para nos não preocuparmos se as coisas são ou não são, podem apenas parecer, aproximar-se, ser quase iguais, etc., ou seja, não são coisas mesmo coisas, são coisas do tipo coisas, o que é notável.
Também acho particularmente apelativos os anúncios que nos informam sobre a venda de carros semi-novos o que me parece ser uma ideia interessante a explorar. Este conceito do carro semi-novo poderia transformar-se em qualquer coisa como, “vende-se um carro tipo novo”.
Mas esta capacidade de transformar algo, em qualquer coisa do tipo algo, faz mesmo escola. Se estivermos atentos notamos como ouvimos discursos assim “do tipo de discursos” e assistimos a comportamentos do “tipo comportamentos”.
Aliás, até acho que o Governo tem desenvolvido umas políticas, do “tipo políticas” e vai-nos transformando assim num país, “tipo País”.

Sem comentários: