sábado, 8 de novembro de 2014

MAS AS CRIANÇAS, SENHORES?!

"Cada vez mais pais deixam de poder pagar pensões de alimentos aos filhos"

Por razões que se prendem sobretudo com o desemprego está a subir exponencialmente o número de situações em que os pais obrigados legalmente ao pagamento de “pensões de alimentos” aos filhos em consequência de separação conjugal, deixam de efectuar o pagamento dessa pensão. Em 31 de Outubro o número de situações desta natureza já tinha aumentado 16.2% face a 2013, obrigando a que a Segurança Social processe esse apoio por decisão dos Tribunais de Família.
Não é difícil adivinhar o cenário negativo que tudo isto implica para a vida de milhares de crianças e respectivos pais cujo incumprimento no pagamento e separação familiar não implica na maioria dos casos negligência, mas impotência e sofrimento.
As dificuldades das famílias e o que dessas dificuldades penaliza e ameaça os mais pequenos, é demasiado importante para que não insistamos na atenção a estas questões. Todos os estudos e indicadores identificam os mais novos como o grupo mais vulnerável ao risco de pobreza que, como vimos, continua a  aumentar num contexto de enormes constrangimentos nos orçamentos familiares.
Na verdade, nas escolas sente-se bem, as dificuldades que afectam directamente a população mais nova são algo de assustador. Esta realidade não pode deixar de colocar um fortíssimo risco no que respeita ao desenvolvimento e ao sucesso educativo destes miúdos e adolescentes e portanto, à construção de projectos de vida bem-sucedidos.
As palavras de Augusto Gil de 1909 estão tragicamente actualizadas.
(...)
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!...
Porque padecem assim?!
(...)


Sem comentários: