segunda-feira, 24 de novembro de 2014

OS CAMINHOS DAS ESCOLAS

"Escolas que questionam o sistema e dão a cada aluno o seu tempo"

Apesar da promoção de um modelo de educação que perde de vista a educação e se centra quase que exclusivamente na aprendizagem.
Apesar da promoção de uma ideia de escola assente na aprendizagem das "competências essenciais" de natureza instrumental e de que tudo o resto é supérfluo, por assim dizer.
Apesar da  promoção da ideia de que, só por existirem, os exames, muitos exames, são a panaceia da qualidade na educação.
Apesar da promoção de um modelo de educação escolar que ao abrigo de uma falsa ideia de excelência selecciona os melhores e empurra os menos bem sucedidos ou dotados para percursos educativos de segunda ou mesmo para a exclusão.
Apesar da promoção de uma ideia de educação que transforma a escola num espaço de competição.
Apesar da definição de metas curriculares que, sendo necessárias, foram definidas de uma forma que transformará o trabalho do professor na gestão de uma "checklist" burocratizada e excessiva, sem espaço ou tempo para acomodar a diferença entre os alunos.
Apesar da promoção de um modelo de educação e escola, normalizado, burocratizado, que dificilmente responde à característica mais evidente de qualquer sala de aula, a diversidade dos alunos.
Apesar da retórica sobre autonomia das escolas que na prática mantém uma asfixiante e burocratizada centralização.
Apesar, finalmente, do Ministério da Educação, muitas escolas, muitas direcções escolares, muitos professores vão mostrando e trilhando outros caminhos.
Sorte a dos seus alunos. E a nossa.

Sem comentários: