quarta-feira, 26 de novembro de 2014

CUIDADO COM OS BRINQUEDOS MAS A NEGLIGÊNCIA E DESATENÇÃO SÃO MAIS PERIGOSAS

"Deco chumbou 18 brinquedos em 40 que testou"

A imprensa tem referido mos últimos dias um trabalho da DECO, realizado regularmente, que identificou brinquedos à venda que colocam problemas sérios de segurança para as crianças aconselhando mesmo que oito dos analisados sejam retirados do mercado.
É verdade que existem riscos em alguns brinquedos e que tal como a Associação para a Promoção da Segurança Infantil já tem referido e a DECO mostra nesta última avaliação, o facto de estar no brinquedo o símbolo CE não é suficiente como garantia de segurança.
Importa por isso sublinhar o papel dos pais como os "verdadeiros inspectores" da segurança dos brinquedos. No entanto, parece-me, como sempre, necessário usar de algum bom senso e evitar excessos de zelo que também não são positivos, ainda que  em matéria de segurança infantil o excesso seja melhor que o defeito.
Esta referência à segurança nos brinquedos é interessante e oportuna, estamos já muito perto do espírito natalício, a preocupação com os brinquedos, mas gostava de reforçar o facto de continuarmos a ser um dos países da Europa com taxa mais alta de acidentes domésticos envolvendo crianças, de que as quedas de janelas ou varandas, os afogamentos ou o contacto com materiais perigosos não devidamente acondicionados, são apenas exemplos.
O que me parece importante registar é que num tempo em que os discursos e as práticas sobre a protecção da criança estão sempre presentes, é recorrente a referência aos perigos dos brinquedos, também se verifica um número altíssimo de acidentes o que parece paradoxal.
Por um lado, protegemos as crianças de forma que, do meu ponto de vista, me parece excessiva face às suas necessidades de autonomia e desenvolvimento e, por outro lado e em muitas circunstâncias, adoptamos atitudes e comportamentos altamente negligentes e facilitadoras de acidentes que, frequentemente, têm consequências trágicas.
E não vale a pena pensar que só acontece aos outros.

Sem comentários: