terça-feira, 4 de novembro de 2014

O DESPUDOR E ARROGÂNCIA DE ÂNGELA MERKEL

"Angela Merkel diz que Portugal e Espanha têm demasiados licenciados"

A patroa europeia, a chanceler alemã Ângela Merkel, a que subservientemente muitos governos europeus obedecem, vem com o maior dos despudores e arrogância afirmar que Portugal e Espanha têm licenciados a mais e que, por isso, não valorizam o ensino vocacional.
Mais uma vez, a realidade desmente esta tão vergonhosa quanto mal-intencionada afirmação da Sra Merkel. Considerando os dados União Europeia relativos a 2013, 25,3% da população da União Europeia entre os 15 e os 64 anos tinha completado estudos superiores. Em Portugal a percentagem é de 17.6% e na Alemanha 25.%. Curioso não é? Nós temos uma percentagem de licenciados em idade activa 8 pontos percentuais abaixo da média europeia, a Alemanha está na média e nós é que temos licenciados a mais.
É também de recordar que justamente por este desnível, foi estabelecido a nível europeu que em 2020 se atingisse 40% de licenciados entre os 30 e os 34 anos, objectivo que, aliás, está em sério risco de não ser atingido
Neste contexto, a afirmação da Sra. Merkel, é inaceitável e apenas serve os interesses de quem quer contrariar o desenvolvimento e a qualificação e alimentar mercados com mão-de-obra menos qualificada e, portanto, mais barata.
Acresce que o modelo de ensino vocacional em modo dual que o Ministro Nuno Crato está a importar da Alemanha é, conforme análises da OCDE e da UNESCO, dificilmente reversível em termos de progresso académico. As mesmas entidades consideram também que a canalização de alunos com piores resultados para ensino de carácter técnico e vocacional em vez de apostar nas aquisições escolares fundamentais aumenta a desigualdade social.
Acontece que é este, justamente o objectivo da Sra Merkel, manter desigualdades que, evidentemente, servem os interesses das grandes economias.
Aguardemos as reacções dos feitores que nos administram a este destrato despudorado e arrogante da sua Chefe Merkel.

1 comentário:

Anónimo disse...

https://ca.finance.yahoo.com/news/most-educated-countries-world-135700294.html

http://www.oecd.org/edu/Education-at-a-Glance-2014.pdf

http://www.oecd.org/edu/eag.htm