domingo, 15 de janeiro de 2023

NO DIA SEGUINTE

 No dia seguinte. No dia seguinte estamos como estávamos no dia antes.

Os professores vêm de há muito a ser desconsiderados em aspectos críticos como valorização social, estatuto salarial, modelo de avaliação, modelo de carreira, contratação, etc.

As políticas públicas têm como imperativo estabelecer de forma integrada as condições e regular o funcionamento das respectivas áreas, de modo que, no caso, o sistema educativo tenha qualidade e serenidade, condição básica ao sucesso do seu trabalho e que envolve professores, alunos, técnicos, pais e outros actores.

É o que não tem acontecido no que se refere aos professores, mas não só.

É próprio das sociedades democráticas que as políticas públicas sejam estabelecidas com base em processos transparentes, negociados, competentes, sob pena de comprometer a sua qualidade e os resultados que se esperam dessas políticas. Estes resultados poderão ser torturados para confessarem o que, certamente, não significam, e comprometem o futuro. Não será, evidentemente, um caminho com final feliz.

É óbvio que nenhuma política pública sectorial é bem-sucedida desenhada contra os principais actores profissionais desse sector. Pode entender-se que se perde os professores, mas se ganha a opinião pública, mas, para além de não ser assim, na verdade perde-se o país.

O que é que deste cenário não se percebe?

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