A Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva desenvolveu um projecto dirigido para a formação de professores e educadores no âmbito da educação inclusiva. O produto final desse projecto foi agora divulgado, “Developing the Profile for Inclusive Teacher Professional Learning”.
Em linha com publicações anteriores da Agência, o trabalho
actual pode constituir uma boa ferramenta para apoio ao desenvolvimento de boas
práticas e iniciativas de formação inicial e de outra natureza no domínio da
intervenção educativa dirigida a todas as crianças e jovens.
Uma pequena nota de estranheza no que respeita ao título
que refere “professores inclusivos”.
Sabendo que existem professores com níveis diferentes de
qualidade na sua intervenção, tenho para mim que um professor que é professor,
é professor de Todos os seus alunos da melhor forma que conseguir e de acordo
com apoios e recursos de que dispõe. Dito de outra maneira um Professor será
sempre inclusivo, sendo que, por oposição, não me parece adequado considerar uma
categoria de professores “não inclusivos” ou “exclusivos”.
Sim, sei que existem e muitas vezes aqui refiro situações de
más práticas, falta de recursos e apoios, direcções menos competentes e, como
consequência trajectos escolares que de inclusão têm pouco e, frequentemente,
tudo feito e afirmado em nome da inclusão.
Decididamente não gosto deste título, o conteúdo é
importante e será útil e não está em linha com o título.
Sem comentários:
Enviar um comentário