sexta-feira, 1 de julho de 2022

DISCUSSÃO PÚBLICA DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA

 Está em discussão pública a proposta relativa às Aprendizagens Essenciais em Matemática para o 10.º, 11.º e 12.º anos e ensino profissional. Da discussão deverá sair o programa de matemática que entrará em vigor em 2024 para o 10º ano, generalizando-se progressivamente.

No início deste período de discussão escrevi aqui que a questão do currículo de Matemática, e não só, é uma matéria quase que permanentemente na agenda, com mudanças sucessivas e o conhecimento das propostas desencadeará certamente as divergências habituais, eventualmente começando logo pela própria decisão de alterar.

Acrescentei que não sendo especialista em questões curriculares aguardaria opiniões sustentadas sobre os programas em análise. No entanto, antecipei que duas importantes associações ligadas à matemática e ao seu ensino, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Associação dos Professores de Matemática, como é habitual, teriam posições diferentes. Assim é, hoje no Público encontram-se as primeiras apreciações destas duas entidades e confirma-se o esperado, ou seja, uma apreciação globalmente positiva da Associação dos Professores de Matemática e uma avaliação globalmente negativa da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Não sendo, como disse, especialista em currículo e sem formação especializada em matemática, mas tendo interesse sobre o universo da educação escolar, confesso a minha dificuldade em reflectir sobre as diferentes avaliações produzidas por especialistas em matemática e no seu ensino.

A questão que tal divergência me suscita é se assenta, de facto, nos conteúdos programáticas propostos ou num outro qualquer entendimento fruto de agendas para além da matemática.

A certeza que tenho, passe o atrevimento, é que daqui a algum tempo estaremos a discutir e questionar o “novo” programa de matemática, seja ele qual for, e com os mesmos intervenientes.

Porquê?

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