sábado, 2 de julho de 2022

"HÁ BARREIRAS MAS NÃO HÁ LIMITES"

 Dois irmãos, o Miguel e o Pedro, participaram, tal como outros 15 atletas portugueses na prova IronMan 2022, o campeonato europeu de triatlo e uma das provas desportivas mais exigentes do mundo,  3,8 quilómetros a nadar, 180 quilómetros a pedalar, 42,2 quilómetros a correr.

O Pedro tem paralisia cerebral e participa em equipa com o irmão. É impressionante o texto que se encontra no Expresso sobre esta participação, “Há barreiras mas não há limites”.

Como muitas vezes aqui escrevo e afirmo, A vida de muitas pessoas com deficiência é, na verdade, uma constante e infindável prova de obstáculos, muitas vezes intransponíveis, que ampliam de forma inaceitável a limitação na mobilidade e a funcionalidade em diferentes áreas que a sua condição, só por si, pode implicar. Como é evidente, existem muitas áreas de dificuldades colocadas às pessoas com deficiência, designadamente, educação e emprego em que a vulnerabilidade e o risco de exclusão são enormes.

No entanto, a capacidade de superação, a motivação, apoio e fraternidade são certamente contributos para que apesar das barreiras, os limites ultrapassam-se.

Sem comentários: