quinta-feira, 7 de abril de 2022

NOTÍCIAS DA CORRIDA DE OBSTÁCULOS

 É divulgado hoje o Relatório relativo a 2021 do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos.

Das referências na imprensa relevam dois indicadores que não sendo surpresa revelam o caminho que falta percorrer ma promoção e cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência.

Apesar do aumento do número de alunos com necessidades especiais que frequentavam o ensino superior e que se regista, continua a verificar-se uma enorme dificuldade no acesso ao mercado de trabalho mesmo com maior qualificação.

Em termos mais genéricos também se continua a verificar que as pessoas com deficiência continuam mais vulneráveis ao risco de pobreza e exclusão social.

Não são conhecidos dados relativos ao período de escolaridade obrigatória porque, de acordo com a coordenadora do Observatório, não foram disponibilizados pelo ME.

Na verdade, apesar do muito que já caminhámos, as crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, bem como as suas famílias e técnicos sabem, sentem, que a sua vida é uma árdua e espinhosa prova de obstáculos em múltiplas áreas, acessibilidades, educação, trabalho, segurança social, habitação, etc., muitos deles inultrapassáveis.

Lamentavelmente, boa parte dessas dificuldades decorre do que as comunidades e as suas lideranças, políticas ou económicas, por exemplo, entendem ser a geometria variável dos direitos, do bem comum e do bem-estar das pessoas, de todas as pessoas.

Sem comentários: