sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

DA GREVE DOS EDUCADORES E PROFESSORES

 Muitos  educadores e docentes do ensino básico e secundário cumprirão hoje uma greve desencadeada pela Fenprof.

Embora tenha opinião, não me pronuncio sobre a bondade ou justificação e oportunidade dos protestos no plano estritamente profissional dos professores, mas também afirmo muitas vezes que alguns dos problemas que sentem são também problemas nossos na medida em algumas das medidas das políticas públicas que os envolvem também têm consequências na qualidade do seu trabalho, na qualidade da escola pública e, portanto, no bem-estar e futuro dos alunos. Aliás, creio que os professores prefeririam certamente não sentir motivos para realizar a greve.

Como sempre acontece em qualquer greve de docentes e me parece preocupante é a proliferação de discursos de diabolização dos professores que, por vezes, também recebe o contributo por parte de algumas afirmações de alguns docentes e dos que os representam e que degradam, enfraquecem, a imagem social dos docentes com reflexos sérios e negativos na relação que a comunidade estabelece com eles.

Entregamos todos os dias os nossos filhos e netos nas mãos de uma classe que para cumprir o seu enorme e insubstituível papel na construção do futuro, precisa, para além da competência, de ter a confiança da comunidade, ser valorizada e reconhecida nos múltiplos aspectos do seu desempenho, bem como regulado o seu desempenho de forma justa e competente.

A valorização social e profissional dos professores, em diferentes dimensões é uma ferramenta imprescindível a um sistema educativo com mais qualidade. Uma das características dos sistemas educativos melhor considerados é, justamente, a valorização dos professores.

Aliás, ainda há poucos e a propósito da divulgação dos resultados do TIMSS, Dirk Hastedt, director-executivo da International Association for the Evaluation of Educational Achievement, em entrevista no Público sublinhava justamente a necessidade da valorização dos professores com forma de também valorizar a educação e melhorar a sua qualidade.

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