terça-feira, 22 de dezembro de 2020

CONTRARIAR O DESTINO

 Do extenso volume de informação contido no Relatório “Estado da Educação 2019” do Conselho Nacional de Educação a que ainda não consegui acer, recorrendo, por isso, a dados divulgados pela imprensa, a que ainda não consegui aceder, uma referência a um dado que me parece merecer particular atenção. 

Num quadro globalmente positivo verifica-se que o número de alunos apoiados no âmbito da Acção Social Escolar tem vindo a diminuir desde há dez anos.

No entanto, em 18/19, no 1º ciclo o número de alunos nesta situação subiu em relação ao ano anterior, mais 12.317 crianças e constitui 34,5 % do número total de alunos abrangidos alunos abrangidos). Considerando os restantes ciclos temos “menos 8025 alunos no 2.º CEB [abrangidos], menos 11.211 no 3.º CEB e menos 5038 no ensino secundário”.

Estes dados merecem atenção pois está bem estudada a relação entre condições variáveis de natureza sociodemográfica e desempenho escolar. Aliás, esta relação marcou o  final do ano lectivo passado quando as escolas encerraram e se acentuaram inúmeras dificuldades associadas a contextos familiares mais vulneráveis, apesar do esforço gigantesco de docentes e escolas.

Recordo dados da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e relativos ao desempenho escolar de 2018/2019, apesar dos progressos registados mostram um nível de retenção no 2º ano do 1º ciclo ainda elevado, 4,9% e mostra que a taxa de conclusão do secundário em três anos nos alunos sem apoios da Acção Social Escolar é 60% em 2017/2018 face a 45% nos alunos integrados no escalão A (o mais vulnerável) da Acção Social Escolar.

Em síntese, os alunos mais novos, 1º ciclo, estão em condições socioeconómicas mais vulneráveis, estão no início do seu trajecto escolar com toda a importância que esta etapa ganha na construção de percursos de sucesso como sugerem os dados relativos ao secundário.

Acresce que como também é reconhecido, as famílias de meios sociais mais vulneráveis apresentam mais frequentemente expectativas menos positivas face aos alunos alimentando a ideia de que o insucesso é uma fatalidade.

Não, apesar destas importantes condicionantes, o insucesso não é uma fatalidade para uma boa parte dos “mais pobres”.

Uma segunda nota relativa a um estudo que mostra que escolas servindo populações com características sociodemográficas que sustenta uma baixa expectativa face aos resultados escolares esperado são capazes de “contrariar o destino “ e promover sucesso.

Sim a escola, pode, deve fazer a diferença, ou seja, o trabalho na e da escola e dos professores é um factor significativamente contributivo para o sucesso dos alunos mais vulneráveis e capaz de contrariar o peso das outras variáveis que estão presentes nesses alunos, ou seja, “contrariar o destino”.

Quando abordo estas questões e porque me parece sempre actual, diria mesmo que nunca foi tão actual, cito com frequência uma afirmação de 2000 do Council for Exceptional Children, "O factor individual mais contributivo para a qualidade da educação é a existência de um professor qualificado e empenhado", acrescentaria valorizado.

No entanto a existência de professores qualificados e empenhados não depende só de variáveis individuais de cada docente, decorre também de um conjunto de políticas educativas que promovam a qualificação, a motivação e a valorização a diferentes níveis do trabalho dos professores.

Depende também e forma determinante, de políticas educativas que contemplem aspectos como conteúdos e organização e gestão curricular, diferenciação de percursos, de oferta educativa e de práticas, modelo de organização das escolas, recursos humanos adequados ao nível de docentes, técnicos e funcionários, tipologia e efectivo de escolas e turmas, autonomia real das escolas, apenas para citar alguns exemplos de como a diferença tem que ser construída também antes de chegar à sala de aula.

É bom não esquecer.

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