quinta-feira, 23 de junho de 2016

SABE QUE ...? OUTRA HISTÓRIA DA INCLUSÃO

Questão colocada na caixa de comentários do texto anterior sobre inclusão.

“Sabe que alguns meninos com multideficiência foram de férias no dia 4 de junho e só voltam à escola lá para o meio de setembro (isto é, se este ano houver sorte na colocação dos professores de educação especial, e dos fisioterapeutas, e dos terapeutas da fala...)?”

Sim, sei. Como também alguns de vós saberão certamente de diferentes episódios desta natureza, o atropelo dos direitos dos miúdos a uma educação de qualidade assente em princípios de equidade e inclusão.
Não retomo o tanto que já aqui disse sobre isto.
Como sempre, este funcionamento estará ao abrigo dos normativos que, também como sempre, promovem a inclusão. Sublinho que não pretendo diabolizar técnicos, professores ou direcções, trata-se de percebermos a trama de que também se tece o universo da educação em Portugal.
No entanto, quando partilho este tipo de histórias, por assim dizer, também não me esqueço do que de muito bom se vai fazendo em muitas comunidades em matéria de educação de qualidade que envolva todas as crianças e adolescentes.

3 comentários:

Anónimo disse...

Um dos pontos onde uma articulação entre escolas e instituições parceiras dos cri´s seria benéfica para todos...alunos..pais...escolas...estabelecimentos particulares e cooperativos. Continua a existir espaço para uma coexistência pacifica e não predatória entre estas diferentes respostas sociais, podendo uma colmatar os espaços da outra.

Zé Morgado disse...

Sim, mas como modelos diferentes dos actuais.

Anónimo disse...

Sim, com os estabelecimentos particulares e cooperativos a apoiarem as famílias no horário pós-escolar (p.e. das 15h às 19h), e até a garantirem de forma efectiva a componente terapeutica neste mesmo horário, evita-se uma série de "habituais" constrangimentos no que diz respeito aos apoios terapêuticos entre outros.....